DÚVIDAS? TENS?

 ESTA PÁGINA NÃO TEM A INTENÇÃO DE ESCLARECER TODAS AS DÚVIDAS DO INTERESSADO, APENAS ÀS QUE PODEM SER RESPONDIDAS SEM REVELAR OS SEGREDOS DA MAÇONARIA.

Dúvidas sobre outros assuntos que não estão nesta relação podem ser esclarecidas através do contato telefônico: fixos 17- 3033-0080 (Sede, horário comercial-fixo Livre/Claro). E-mails para esclarecer dúvidas podem ser enviados para
contato@glomeb.com.br


QUESTÃO PRIMORDIAL: A GLOMEB é uma Maçonaria Inclusiva, o que significa isso?
Resposta: Significa que não fazemos distinção entre as pessoas, para nós, o que importa é que o postulante seja livre e de bons costumes; livre de paixões e vícios, de preconceitos, senhor de si, do seu destino e dos seus atos; de bons costumes é aquele que não se envolve em escândalos,cumpridor das suas obrigações para com os homens,para com a sociedade e para com Deus;é aquele que tem uma vida voltada para a família, para o bem-estar social, para o trabalho, para o estudo e principalmente para a caridade. A GLOMEB é formada por homens, maiores de 18 anos, não importa a cor da pele, a crença religiosa, a necessidade especial que possuam; aqui, toda pessoa que comprove a idoneidade moral será bem vinda,encontrará uma família e conhecerá novos e verdadeiros irmãos. Tolerância é a palavra-chave e o segredo para se alcançar a Paz entre os povos. Respeito à individualidade de cada pessoa é a frase que possibilita que essa Paz seja consolidada. Essa é a GLOMEB, uma Maçonaria Universal e Inclusiva. O Maçom Egípcio crê em um Único Deus Criador do Universo. (GADU)

Questões diversas:

1) Quais os requisitos necessários para ingressar na Maçonaria?

Resposta. Homens maiores de18 anos ou legalmente emancipados.

1.a) E as mulheres?

Resposta: As mulheres que tenham interesse em ingressar na maçonaria serão aceitas caso preencham os requisitos necessários, iniciadas e encaminhadas para uma das 02 (duas) Lojas que a Glomeb reconhece, são elas: A.R.L.S. Deusa Isis nº 357 no Oriente de São Jose do Rio Preto/SP e A.R.L.S. Rainha do Nilo nº 361 no Oriente de São Paulo/Capital (Tucuruvi - Zona Norte da Capital)

2) Pessoas com necessidades especiais são aceitas na maçonaria?

Resposta: Sim. a Maçonaria Egípcia GLOMEB aceita, inicia e eleva pessoas com necessidades especiais desde que estejam em pleno gozo das suas faculdades mentais, não estejam interditadas ou sob tutela/curatela de outros, somos, por isso, a maçonaria inclusiva.

3) Qual material de estudo receberei?

Resposta: O Maçom, quando da sua iniciação, recebe o material de instrução e poderá estudá-lo da forma mais conveniente. Todo associado tem a sua disposição um tutor virtual para esclarecimento das dúvidas, além, é claro do apoio constante do seu padrinho.

4) As iniciações e elevações podem ser feitas à distância?

Resposta: Não. Na maçonaria não existe iniciação à distância ou auto-iniciação. o candidato deverá estar na presença do Mestre da Loja para receber as palavras, os sinais e os toques que se transmitem somente entre irmãos, não são escritos ou anotados de qualquer forma e não podem ser divulgados aos não iniciados.

4.1) O que é uma Loja Maçônica?

Resposta: É o local físico onde os maçons se reúnem para seus trabalhos.

5) Posso visitar a Maçonaria antes de ser aprovado?

Resposta: Não, as reuniões da Loja Maçônica são exclusivas dos iniciados ou daqueles que já foram aprovados e serão iniciados. No entanto, poderá visitar a parte administrativa das Lojas, desde que entre em contato previamente com o Venerável Mestre do local onde pretenda visitar.

6) Terei acesso ao endereços das lojas maçônicas e ao nome de maçons da minha cidade antes de ser aprovado?

Resposta: Não. Somente após ser aprovado como membro é que terá acesso ao nome, endereço e telefone dos demais associados, não apenas da sua cidade como de todos os demais membros do Brasil. O endereço que podemos fornecer, para todos, é o da Sede da Grande Loja Regular e Simbólica (GLOMEB), sito à Rua Bernardino de Campos nº 3180, conjunto 704 em São Jose do Rio Preto, no Estado de São Paulo, horário de funcionamento das 09:00h às 17:00h, de segunda à sábado, com intervalo de almoço das 12:00h às 13:30h. Visitas na Grande Loja devem ser agendadas com antecedência mínima de uma semana, sem direito a conhecer o Templo (exceto para Maçons da nossa potência).

7) Após ser aceito serei reconhecido como maçom?

Resposta: Todo maçom aceito e iniciado é reconhecido no mundo todo, por outro maçom, mediante palavras, toques e sinais.

8) Após ser aceito poderei freqüentar qualquer Loja da Maçonaria?

Resposta: Uma Loja Maçônica é uma organização soberana. Cada qual tem seus estatutos e normas internas. As lojas que são reconhecidas pelo Grande Oriente não aceitam em seus trabalhos, maçons da Grande Loja e vice versa. As lojas independentes, mistas ou de potências adeptas ao apelo de Estrasburgo e ao CLIPSAS geralmente recebem outros maçons em suas lojas ou templos, mediante uma solicitação do interessado e após confirmar com a potência a qual ele pertence se o mesmo está regular. Além disso, o acesso à loja é restrito ao grau do maçom com apresentação das credenciais maçônicas e exame de verificação (telhamento). A GLOMEB em conjunto com demais potências independentes, faz esforços para a fundação de uma Confederação aumentando a possibilidade da aceitação dos nossos membros em um número cada vez maior de lojas.



9) Com quais Grandes Orientes e Grandes Lojas que a GLOMEB mantém Tratados de Amizade e Reconhecimento?
Resposta: A Glomeb é reconhecida, ainda mesmo sem tratado, por uma grande maioria de Lojas espalhadas pelo Brasil e por outras tantas no exterior. A relação dessas Lojas é fornecida aos iniciados mediante requerimento ao Grande Secretário Geral.

10) É NECESSÁRIA QUALQUER FORMA DE CONTRIBUIÇÃO PARA PERTENCER À MAÇONARIA?

Resposta: Toda e qualquer organização requer dos seus associados contribuições periódicas para a manutenção do sistema e da administração. Na maçonaria egípcia a inscrição exige que o candidato faça a doação de pelo menos uma cesta básica de alimentos para uma instituição de caridade (igreja, centro, associação, creche, asilo etc) + mais o valor da taxa de inscrição que será informada por e-mail, existe também uma contribuição mensal, que será devida no primeiro mês após a iniciação. Leia mais sobre está pergunta TAXAS ADESÃO

11) Após ser admitido poderei utilizar símbolos da maçonaria?

Resposta: Sim. Os de uso pessoal tais como anéis, pingentes, vestuário com dístico maçom, chaveiros, adesivos etc. (sempre usados com moderação em ambientes adequados).

12) Qual traje o maçom deve utilizar no dia-a-dia?

Resposta: Traje normal, de passeio ou de trabalho. Evitar o uso de roupas chamativas. Manter a decência no vestir e portar-se conforme o ambiente e situação. O terno preto, com camisa branca e gravata preta, sapatos pretos, é o traje que o maçom deve utilizar quando se dirigir aos trabalhos da Loja.

13) Existe um traje utilizado durante os rituais? Qual?

Resposta: Sim. Trajes de uso somente nas lojas. Sem maiores comentários. Veja em nossas fotos os nossos trajes Glomeb FOTOS

14) Após iniciado poderei indicar candidatos?

Resposta: Deverá simplesmente encaminhá-los à nossa página principal. A indicação de candidato é permitida á partir do momento em que o maçom tenha alcançado o Grau de Mestre.

15) Após aceito e iniciado poderei ser um Mestre da Loja?

Resposta: Sim. O maçom tem o direito de ser Mestre da Loja, após preencher alguns requisitos internos, principalmente a progressão nos graus simbólicos (aprendiz, companheiro e mestre).

16) Em quantos graus está dividida a maçonaria egípcia?

Resposta: Em 03 graus simbólicos e vários outros, conforme o caminho que o maçom resolva seguir. Os três Graus Simbólicos são: Grau Um: Aprendiz Maçom; Grau Dois: Companheiro Maçom; Grau Três: Mestre Maçom.

16.1) Após alcançar o Grau 3 (Mestre Maçom) poderei continuar com meus estudos na Maçonaria? Até onde?

Resposta: A Maçonaria Egipcia GLOMEB é reconhecida pelo Supremo Conselho do Grau 33 www.supremoconselhodograu33.com.br que fornece estudos até o Grau 33, desta forma, todo Maçom da GLOMEB terá garantido o acesso aos estudos dos Graus Filosóficos do REAA. Além do Grau 33º. a Glomeb possibilita que seu associado atinja o Grau 95º. do Rito de Memphis-Misraim.

17) Onde posso obter maiores informações sobre a Maçonaria Egípcia?

Resposta: Digitando GLOMEB no Google existirá um bom número de argumentos. Dúvidas mais específicas podem ser encaminhadas para a administração da GLOMEB através do e-mail contato@maconariaegipcia.com.br

18) A Grande Loja Regular e Simbólica da Maçonaria Egípcia no Brasil segue qual rito?

Resposta: A partir do Decreto 119 de outubro de 2012, passamos a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim como principal rito da nossa Potência e o REAA (Rito Escocês Antigo e Aceito) original de 1804 como rito complementar.

19) A Grande Loja está ligada ou é reconhecida pelo Grande Oriente do Brasil?

Resposta: A Grande Loja é soberana e independente de qualquer reconhecimento por outra grande loja ou grande oriente, é o órgão máximo da estrutura que coordena e ao lado dela estão as grandes lojas ou grande orientes através dos tratados de amizade ou de reconhecimento. A Grande Loja é sucessora natural do Grande Oriente Nacional do Egito. A Glomeb é reconhecida pelo Supremo Conselho do Grau 33º. e pelo Soberano Santuário do Rito de Memphis-Misraim no Brasil.

20) Quais são as credenciais maçônicas?

Resposta: Trata-se da carteira de identidade maçônica, documento que identifica o portador, mediante todos os dados de natureza civil, com foto e assinatura, tem validade maçônica internacional. além dela temos o passaporte maçônico destinado a viagens internacionais, o diploma de grau maçônico. A Cédula de Identidade Maçônica (CIM) é entregue logo após a iniciação do candidato.

21) Receberei algum material pelo correio com o emblema da maçonaria ou o contato é somente por e-mail?

Resposta: Tanto o interessado em entrar na ordem bem como o iniciado receberão material gráfico enviado via-correios tradicional. Essas correspondências tem o símbolo da maçonaria estampando nos envelopes. Caso o candidato ou o iniciado não queiram demonstrar que são maçons deverão requer que os envelopes sejam lacrados dentro de outro envelope que não tenha as marcas da maçonaria.

22) Como faço para entrar para a maçonaria?

Resposta: Enviar a ficha de inscrição corretamente preenchida, juntar os documentos necessários e aguardar que a administração dê início a sua sindicância, este é o primeiro passo para todos os interessados.

23) Sou maçom de outra potência, posso ingressar na maçonaria egípcia da GLOMEB?

Resposta: Sim, aceitamos todos os maçons, ativos ou adormecidos, de todas as potências, desde que não tenham sido condenados pelo tribunal maçônico da respectiva potencia a qual pertença ou pertencia. (condenação de expulsão). Todos os Maçons podem visitar nossas Lojas mediante prévio aviso. O maçom para ser aceito e regularizado na GLOMEB deverá, obrigatoriamente, apresentar o quite-placet e efetuar o pagamento das taxas de regularização.

24) Sou Rosacruz, terei algum privilégio para ingressar na maçonaria egípcia?

Resposta:Sim. Conforme nossas tradições, os Rosacruzes tem preferência de ingresso, sendo a sindicância mais rápida se comparada a de outros candidatos. O Mestre Rosacruz e seu Adjunto da Loja, atuais ou de gestão passada, tem prerrogativas que podem ser informadas através de contato particular.

25) Existem lojas na minha cidade?

Resposta: No momento existem loja em São José do Rio Preto/SP; Engenheiro Schimidtt/SP; São Paulo/Capital (Zona Norte e Zona Sul), Astorga/PR (próximo de Londrina). Todos os meses estão sendo abertas lojas em novas localidades. (resposta atualizada até outubro/2012).

26) Não existe loja em minha cidade, como faço para participar das reuniões, terei que me deslocar até uma cidade onde exista loja?

Resposta: Sim, a presença em Loja é obrigatória, conforme a distância que o maçom resida de uma das nossas Lojas poderá justificar um número menor de presença aos trabalhos.

27) Para ser iniciado deverei me dirigir até a sede da GLOMEB em São José do Rio Preto ou São Paulo/Capital? E os gastos com a viagem (passagem, alimentação, hotel) são por minha conta?

Resposta: As iniciações são realizadas na Loja de São Paulo/Capital,, através de agendamento prévio do candidato, elas acontecem todos os meses, conforme o calendário que se encontra neste site, na página iniciações.Saiba mais sobre as datas das iniciações INICIAÇÕES .

28) Quais os gastos que terei com a minha iniciação?

Resposta: Conforme explicado acima, além da doação de uma cesta básica de alimentos para uma instituição de caridade na sua cidade a sua escolha, também terá gastos com a viagem (passagens ida e volta e estada) além de um valor referentes ao enxoval (roupas) utilizadas durante a iniciação e que ficarão com o iniciado (balandrau,avental, luvas, insígnias etc), fornecidas, com exclusividade, pela Loja de Paramentos ESAS ALFAIAS. (O candidato deverá entrar em contato por e-mail sobre esse valores) contato@maconariaegipcia.com.br saiba mais sobre essa questão TAXAS ADESÃO

29) Caso eu queira desistir da maçonaria egípcia mesmo após a iniciação poderei sair livremente?

Resposta: todo membro é livre para se associar e desistir ao tempo que assim desejar.

29.1) Caso, após a iniciação, eu prefira frequentar uma Loja Maçônica em minha cidade, poderei desfiliar da Glomeb e me filiar a outra Loja?

Resposta: Todo associado tem o direito de desafiliação, garantida em nosso Estatuto Social e no Código Civil Brasileiro, podendo, assim, afiliar-se em outra Loja, conforme sua vontade.

30) Caso eu atrase o pagamento das contribuições mensais terei meu nome lançado no SCPC/Serasa ou qualquer outra forma de restrição de crédito?

Resposta: Essa não é a finalidade da nossa ordem. Caso o membro atrase a contribuição mensal será orientado quanto a quitação. No caso de inadimplência será comunicado devidamente pelo Departamento de Tesouraria. É de se esperar, que o membro não se torne inadimplente, uma vez que comprovou não ter dívidas quando do seu ingresso, deverá manter-se adimplente com seu compromisso assumido junto a GLOMEB.

31) Sou evangélico, posso ingressar na maçonaria?

Resposta: A maçonaria não é uma religião, temos vários maçons evangélicos, inclusive bispos e pastores, isso depende de cada igreja e seus lideres, bem como da inteligência do evangélico que deseja ser maçom. Essa mesma questão se aplica, com sua resposta, para os católicos, espíritas e todas as demais crenças religiosas.

32) Posso entrar na maçonaria e manter isso em sigilo sem que outras pessoas saibam?

Resposta: Somos uma organização totalmente discreta em relação ao nossos membros. Caso você prefira, podemos manter a sua ficha totalmente em sigilo, sem acesso a outras ordens ou pessoas, inclusive suas fotos não serão divulgadas sem sua autorização.

33) Quanto tempo demora para ser admitido?

Resposta: Após enviar a ficha de inscrição (baixar em nossa página principal) pode demorar até 90 (noventa) dias. O ideal é que o candidato envie um e-mail pedindo a posição da sua sindicância a cada 15(quinze) dias após a remessa da ficha de inscrição. Esse e-mail dever ser enviado para secretaria@maconariaegipcia.com.br

34) Como faço para enviar a ficha de inscrição?

Resposta: Dever ser enviada pelo correio com todos os documentos em um único envelope.

35) Não consigo baixar a ficha de inscrição?

Resposta: Não é necessário baixar a ficha de inscrição, você pode simplesmente preencher o cadastro que se encontra em nossa página inicial, mas se preferir receber pelo correio uma ficha envie um e-mail para contato@maconariaegipcia.com.br e peça uma ficha de inscrição, ela será enviada em até 10 dias. Essa solicitação ainda poderá ser feita via correio para o endereço GLOMEB, Caixa Postal 466 - CEP 15010-970- São José do Rio Preto/SP.

36) Quando receberei minha cédula de identidade maçônica - CIM?
Resposta: Somente quando for iniciado.

37) Não consigo enviar minha ficha de inscrição e recebo uma mensagem "preencha ou escolha check-in box" o que significa isso?

Resposta: Significa que você não preencheu todas as perguntas da sua ficha de inscrição, aquelas que estão marcadas com asterisco são de preenchimento obrigatório. refaça a sua ficha, responda todas as perguntas e envie novamente. se o erro persistir envie um e-mail para contato@maconariaegipcia.com.br

38) Sendo membro da Maçonaria Egipcia poderei conhecer o Egito?

Resposta: Nossos membros são convidados a viajar para a República Árabe do Egito, na companhia de um Mestre Maçom falando português e de um Egiptólogo falando inglês e espanhol, com a finalidade de praticar estudos sobre o Egito Antigo e seus Rituais. Os valores para esse viagem são bem menores do que aqueles pagos pelos turistas comuns. Essas viagens culturais são exclusivas para maçons e se realizam 04 (quatro) vezes por ano. Saiba mais EGITO ANTIGO

39) Como faço para verificar o registro da GLOMEB na Receita Federal e me certificar da idoneidade da associação?

Resposta: Você poderá verificar neste site na seção CNPJ GLOMEB através deste link CNPJ GLOMEB ou através deste outro http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica  seguir este link até a página da Receita Federal. Nossa associação também está devidamente cadastrada na Prefeitura do Município.

40) A GLOMEB está adaptada para receber pessoas com necessidades especiais? Existe algum iniciado nessas condições?

Resposta: Nossos oficiais ritualísticos estão aptos para conduzir e apoiar todo candidato nessas condições. O ambiente interno da nossa Loja permite a circulação normal de cadeirantes ou portadores de outras necessidades. A Loja Sede está adaptada com rampa de acesso às suas instalações. Sim, temos pessoas com necessidades especiais que já foram iniciadas em nossos mistérios e são nossos irmãos. Veja nossas fotos Glomeb FOTOS

41) A GLOMEB tem uma instalação física onde funciona a sua Sede? Poderei visitá-la antes de me associar?

Resposta: Temos a Sede Administrativa em São Jose do Rio Preto que NÃO está aberta à visitação de candidatos, sendo que o ingresso ao Templo é privativo aos associados regulares.

42) Onde posso adquirir roupas, livros e objetos da maçonaria?

Resposta: A GLOMEB atende aos candidatos e aos associados oferecendo (para compra) todos os paramentos (roupas) da Maçonaria, bem como livros, símbolos e outros adereços, consulte-nos através de secretaria@glomeb.com.br  

43) Quais livros a GLOMEB recomenda como fonte de estudos?

Resposta: Temos em nossa página uma grande relação com vários livros & autores que merecem nossa atenção e indicação, para conhecê-los clique aqui BIBLIOGRAFIA

44) O candidato casado deverá informar ao sue cônjuge sobre o fato de estar ingressando na Maçonaria?
Resposta: Recomendamos que todo candidato casado ou que viva em União Estável, deverá informar ao cônjuge sobre o seu ingresso na Maçonaria, para evitar transtornos conjugais no futuro e que o impeçam de prosseguir comparecendo nas reuniões das Lojas e outras atividades desenvolvidas dentro da Maçonaria.

45) O que será verificado durante a sindicância para ingresso na Maçonaria Egípcia?
Resposta: A ficha de antecedentes criminais será verificada através de consultas ao Poder Judiciário, Delegacia e Instituto de Identificação.

46) Caso tenha algum problema em meu nome, por exemplo, uma dívida, poderei tentar o ingresso e justificar a ocorrência?

Resposta: Qualquer problema no nome do candidato impede o ingresso, porem será aberto um prazo para que explique sobre cada ocorrência que surgir em seu nome.

47) Após o ingresso, caso tenha alguma dívida ou processo, serei afastado da Maçonaria?
Resposta: Todo associado tem seu cadastro revisto após 12 meses de admissão, geralmente esse recadastramento é efetuado no primeiro trimestre subsequente ao ingresso do associado. No caso de se verificar pendências no cadastro, o associado será previamente suspenso e terá prazo para oferecer explicações sobre o ocorrido. Essas justificativas poderão ser aceitas ou não. Não sendo aceitas, o associado será desligado por justa causa.

48) Qual a Escolaridade exigida para ingresso na Maçonaria Egípcia?

Resposta: A GLOMEB não exige a comprovação de escolaridade, mas é necessário que o candidato tenha cultura suficiente e necessária para entender sobre filosofia; uma base sobre "Escolas de Mistérios ou Exotéricas" também se faz necessário. A maioria dos nossos membros são graduados no ensino superior e uma boa parte é formada no ensino médio. Candidatos com baixa instrução poderão ter dificuldades no acompanhamento dos estudos por falta de capacidade específica para a correta compreensão das matérias abordadas em cada grau.

49) Onde posso ler os regulamentos sobre a GLOMEB?

Resposta: A Constituição Federal GLOMEB, suas Emendas e os Decretos que estão em vigor, podem ser lidos e baixados na página DECRETOS LIVRES. O candidato poderá requerer uma cópia dos Estatutos Sociais (arquivo em PDF) antes de se associar. Todos esses procedimentos estão sujeitos a uma taxa, os valores devem ser verificados junto a nossa secretaria.

50) Após ser aceito na GLOMEB quanto tempo posso esperar para ser iniciado?
Resposta: O Candidato aceito terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias para se apresentar para a iniciação. Esse prazo começa a contar após a confirmação da aprovação. Caso não se apresente neste prazo, a sindicância será invalidada e todo o processo, se for de interesse do candidato e da Loja, deverá ser refeito.

51) Antes de ser iniciado receberei alguma instrução?

Resposta: Sim, instruções específicas sobre como se comportar antes e durante a iniciação. Não receberá instruções sobre a maçonaria ou sobre o rito.

52) Qual o tempo de duração da cerimônia de iniciação? Onde ficarei aguardando? Posso levar parentes ou amigos?

Resposta: A cerimônia de iniciação não tem um tempo predeterminado de duração, estima-se entre 8 a 10 horas, conforme o número de candidatos. O candidato deverá chegar no local da iniciação com duas horas antes do horário marcado. Caso se faça acompanhar de amigos e parentes eles deverão permanecer instalados no hotel, pois não terão acesso às dependências da Loja. O candidato deverá apresentar, no ato da iniciação, um documento de identidade com foto, o certificado de aprovação e os comprovantes das contribuições exigidas.

53) Qual vestimenta deverei utilizar no dia da iniciação?

Resposta: O candidato deverá comparecer trajado de terno preto, camisa branca, gravata preta e sapatos pretos. Outros objetos constam da relação que receberá após sua ficha ser aceita. A roupa ritualística deverá ser adquirida através da GLOMEB, pagamento através de boleto bancário de forma antecipada e será entregue no dia da iniciação. Essa roupa deve ser adquirida com uma semana de antecedência.

54) A GLOMEB é Maçonaria pela Internet?

Resposta: Não. a GLOMEB não é e não acredita em Maçonaria pela internet. Maçonaria tem que ser feita de forma presencial, em uma Loja Maçônica Justa, Regular e Perfeita. A GLOMEB apenas permite que os interessados preencham um pré-cadastro via internet, todo o processo posterior é feito seguindo os critérios normais e centenários da Maçonaria Universal.

55) os ILUMINATTI (Iluminati) tem algo a ver com a Maçonaria?

Resposta: A Ordem dos Iluminati ou Iluminattis não é Maçonaria. Porem, existem irmãos dessa Ordem que são Maçons. Existem Lojas Maçônicas que homenageiam os Iluminati.

56) OS CARBONÁRIOS OU ORDEM CARBONÁRIA É MAÇONARIA?

RESPOSTA: A Ordem Carbonária é Maçonaria. No Brasil se constitui por um Rito Próprio, de característica mista (homens e mulheres), segue o Rito Carbonário Francês , conforme consta no site daquela irmandade “A Alta Venda Carbonária Universal, é regida pela constituição francesa de 1523. Abominamos o preconceito às mulheres maçônas, posto que a verdadeira maçonaria deve pugnar pela sagrada trilogia da Liberdade, Igualdade e Humanidade. A Franco Maçonaria Florestal, propugna pela absoluta liberdade de consciência! “ www.carbonaria.org

57) A Golden Dawn é Maçonaria?

Resposta: Não. A Golden Dawn era uma Ordem Iniciática que adotou os princípios místicos, exotéricos e administrativos da Maçonaria. Foi extinta e hoje em dia existem várias tentativas em ressuscitá-la, porem sem sucesso. Alguns estudantes auto-didatas da Golden Dawn tentam criar escolas com esse nome, porem não é a mesma Ordem.

58) A Glomeb é uma organização muito antiga ou a sua criação é recente?
Resposta: A maçonaria é uma instituição muito antiga. A Glomeb como associação surgiu em 20 de agosto de 2009 e foi  legalmente organizada em 03 de março de 2010, portanto somos uma associação recente que detém o conhecimento antigo da Maçonaria Universal.

59) Os membros da GLOMEB são aceitos em outras potências?

Resposta: Sim! São reconhecidos como irmãos, verdadeiros maçons.

59) Esclarecimento ao Público em Geral: a GLOMEB não é GOB, nem GLESP e nem GOP, caso o seu interesse seja o de ingressar em uma dessas outras potências maçônicas, por favor consulte no Google os respectivos sites e preencha a inscrição na associação maçônica que melhor se enquadre nas suas expectativas.

60) A Glomeb segue os Landmarks? Quais?
Resposta: Sim. A Glomeb segue os Landmarks de Albert Pyke. Na trajetória da Maçonaria pelo mundo, foram editados e seguidos mais de 60 (sessenta) Landmarks, diferentes em seus textos, mais todos - ou  a maioria - guardando alguns pontos básicos necessários para que cada uma das potências fossem reconhecidas no mundo maçônico. Esses pontos básicos foram reunidos nos Landmarks de Albert Pyke, ei-los aqui:

1. A necessidade dos maçons se reunirem em Loja;
2. A crença no Grande Arquiteto do Univero e na vida eterna;
3. A proibição da divulgação dos segredos maçônicos
4. A cobertura dos trabalhos em Loja;
5. A governança da Loja pelo Venerável Mestre e Primeiro e Segundo Vigiliantes.

Lembrando, que: Algumas potências seguem os Landmarks de Albert G. Mackey, composto por 25 normas, algumas das quais estão ultrapassadas, não cabem neste século e causam constrangimento às mulheres e aos negros, bem como aos portadores de deficiências físicas.

Final do Questionário.

Observação: Após ter lido e compreendido esta página, caso queira, poderá preencher a ficha de inscrição FICHA INSCRIÇÃO Caso a sua pergunta não tenha sido respondida acima, envie-nos um e-mail para contato@maconariaegipcia.com.br com a sua dúvida, nem todas as questões serão respondidas, isso por uma questão de preservar o sigilo da maçonaria.

 Você não vê mas nós estamos aqui.

 

 

 

 

Você não vê mas nós estamos em todos os lugares!

  Site Map